Cupcake Ferrero Rocher - O Desafio

Eu acompanho o blog da Joy Carrara desde que ela o criou. É um presente seguir suas postagens, sempre delicadas e cheias de dicas para quem gosta de fazer doces. Quando li o desafio que ela lançou fiquei tentada a reproduzir a receita do cupcake de Ferrero Rocher, me enrolei uns dias e hoje finalmente me enfiei na cozinha.
Aproveitei para fotografar tudo e fazer um passo-a-passo e falar sobre minhas impressões em relação a receita.

Ingredientes:

  • 1/2 xíc de água fervente
  •  6 colheres de sopa de cacau em pó ( não use achocolatado) - Usei chocolate em pó 55% de cacau porque era o que eu tinha em casa.
  • 1/4 de xíc de leite
  • 1/2 colher de chá de baunilha
  • 1 colher de sopa de extrato de avelã
  • 1/2 xíc de manteiga sem sal - em temperatura ambiente
  • 10 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 2 ovos grandes
  • 1 xíc de farinha de trigo (peneirada)
  • 1/2 colher  mais 1/8 ( só a pontinha da colher)  da colher de fermento em pó
  • 1/4 colher de chá de sal

Modo de Fazer:

Em uma vasilha redonda misture a água com o cacau. Adicione o leite, os dois extratos ( baunilha e avelã). 


Em uma vasilha maior combine a manteiga ( precisa estar em temp ambiente!!!) e os açúcares até obter uma consistência cremosa. ( 2 - 3 minutos). 

Em uma vasilha pequena bata levemente os ovos e adicione-os na vasilha com manteiga e açúcar. Adicione aos poucos e misture bem antes de cada adição. Peneire a farinha, o fermento e o sal e adicone na mistura de ovos alternando com a mistura de cacau.
(Aqui preciso fazer um comentário. Como é possível ver pela foto a aparência da massa parece talhada. Eu não sei porque isso acontece, mas sei que talha quando adiciono a parte líquida da receita. Usei todos os ingredientes em temperatura ambiente, como sempre faço, mas semelhante a outras receitas, a massa ficou com essa carinha estranha. Já li, não lembro aonde, que isso não interfere no resultado. Eu confesso que tenho cá as minhas dúvidas).

Esses cupcakes crescem bastante por isso preencha as forminhas até a metade. Pré- aqueça o forno - 180° por aprox. 18 minutos. Deixe esfriar sobre uma grade."
(Como vocês podem ver eu segui as ordens da receita e não enchi 2/3 da forminha como de costume, mas me arrependi depois e já vou mostrar por que)

"Eu nunca usei essa quantidade de extratos em outra receita. Na verdade fiquei preocupada se o correto seria usar uma colher de chá em ambos. No entanto, definitivamente foi preciso usar essa quantidade, Eu adicionei outra colher inteira ( use 1/2 se estiver fazendo somente 12)."

(Este comentário acima se refere à 1 colher de sopa de extrato de avelã que correspondem a 10ml na minha colher de medida. Achei muito, mas realmente faz diferença no resultado final. Outra dúvida que tive foi em relação ao rendimento da receita. Lendo a indicação parecia que renderia mais que 12 e realmente rendeu, para mim deu 18 cupcakes, mas infelizmente eles não cresceram e eu ainda não saquei porque).


(Viram porque eu me arrependi de não ter enchido mais a forminha? Renderiam 12 cups, mas pelo menos teria ficado mais bonitinho. Se alguém souber o que pode ter acontecido, me fale. O fermento tá ok, já que faço cupcakes para vender e outras receitas crescem direitinho).

 Recheio
Tradução: "Se você tiver Nutella em sua casa, eu acho que vcoê poderia simplesmente rechear os cupcakes com Nutella. Eu não tinha Nutella, e não queria sair para comprar."
Tradução: "Ferva o creme de leite. Coloque o creme de leite sobre as gotas de chocolate para derrete-las. Adicione o extrato. Misture até obter uma mistura cremosa. Deixe esfriar. Corte um cone em cada cupcake e coloque uma colher de chá ou duas de ganache. Coloque o cone de bolo para fechá-lo."
(Eu usei Nutella, mas não coloquei dentro do bolinho, já que o meu não cresceu, coloquei por cima e salpiquei avelãs moídas).


Cobertura
Tradução: "Eu usei a receita de ganache que retirei do blog Sweets Made Here. A única alteração que eu fiz foi que no lugar de colocar avelãs sobre a ganache, eu misturei uma xícara de avelãs moídas na ganache antes de espalhá-la.Eu também dobrei a receita de bolo, eu não dobrei a receita de ganache porque eu ainda tinha o suficiente."
  • 1/2 xícara de creme de leite ( usem o fresco)
  • 250 g de chocolate meio amargo picado
  • 2 colheres de sopa de xarope de milho
  • 2 colheres de chá de extrato de avelã

Tradução: "Aqueça o creme até que abra fervura. Tire a panela do fogo e adicione o chocolate, mexendo para derrete-lo, e vá adicionando o xarope e o extrato e avelã."

(Eu fiz a ganache tradicional, só com creme de leite fresco e o chocolate, sem o xarope e sem o extrato).

O resultado final foi este:




E aí? Gostaram?

3 comentários:

  1. Olá Nicole!
    Eu amei a foto final do seu cupcake! Parabéns : )
    Vou salvar na pastinha...você foi a primeira pessoa a enviar a foto... fique na torcida!
    Querida em relação a massa... quando ela começa a ficar com aquela aparencia "estranha" é só você adicionar uma ou duas colheres de farinha... ela volta na hora... isso acontece pq ela recebeu todos os líquidos e desandou... se fizer isso que te falei vc concerta na hora!
    Em relação ao rendimento eu achei que não ficou bem explicadinho na receita... vou tentar ler o post da garota novamente e se descobrir algo te aviso.
    Mais uma vez parabéns...
    Um grande beijo,
    Joy

    ResponderExcluir
  2. Nicole, gostei bastante, fazer cupcakes é bem legal, mas esse foi uma saga, vou postar agora no meu blog.
    Gostei mais do seu que do meu!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Ni, que linda a foto final!!! Que sendo de estética, hã? hahaha
    Babei.

    ResponderExcluir