Arrumando sarna

No post passado eu passei a receita do cupcake de chocolate, neste vou descrever o que foi a parte de confeitar.
Resolvi que tinha que bolar alguma coisa para a Páscoa que fosse fácil de embalar, tivesse muito chocolate e que fosse estéticamente bonito.
Minha primeira idéia era fazer uma casquinha de chocolate e rechear com bolo e algum creme. Bolo feito, leite condensado cozido (45 minutos na panela de pressão), fui mexer com o chocolate. Comprei o meio a meio (mistura de chocolate ao leite com chocolate meio amargo).
Começo das trapalhadas:
1. Temperagem do chocolate: Li um monte de passo-a-passos na internet e fui pra cozinha. Primeiro erro foi colocar um recipiente menor que a panela com água. Lógicamente o vapor atingiu o chocolate e não teve jeito, não tinha cristo que fizesse o dito cujo secar nas forminhas.
2. Queria chocolate branco pra escrever e decorar, como eram poucos detalhes, não quis comprar uma barra de 1kg, então pedi pro maridão comprar uma barrinha de 170g no supermercado. Galak. Gente, não derrete nem com reza brava, fica pastoso e não líquido, independente se derrete no microondas ou no banho-maria.


Depois que consegui temperar o chocolate corretamente (tks Rô!), fiz a casquinha, coloquei doce de leite e cobri com uma fatia do bolo, pra selar coloquei mais chocolate e esperei secar na geladeira por mais alguns minutos. Acho que ficou bom!

Deu pra ver que o chocolate branco não foi muito usável na decoração né?

Peguei o que sobrou e misturei com creme de leite, achei que uma ganache era possível com ele, só que aí ficou mole demais pra confeitar. Resolvi fazer um suspiro (1 clara em neve para 2 cl.de sopa de açúcar) e misturar com a ganache. Ficou suave e serviu super bem de recheio para os cupcakes tradicionais. Aí pra arrematar coloquei ganache de chocolate ao leite em cima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário