Cupcakes de Páscoa

Eu queria ter postado antes, mas eu vivo enrolada e me perco em tantas coisas que preciso fazer e outras tantas que quero fazer. Enfim, lá vai a receitinha que ficou muito boa.

Esta receita foi minha comadre que me passou, mas ela pegou do Chocolatria. Procurei no site todo o link da receita e não achei, se alguém souber me passa que eu edito o post.

Bem, a receita original é rosa, mas eu fiz laranja porque tinha mais cara de Páscoa. Coloquei recheio de brigadeiro e cobertura de pasta americana. Em alguns coloquei ganache.

Cupcake Rosa de Baunilha

Adaptado de vários lugares
Rendimento: 12 cupcakes
Xícara: 250mL

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 207g de farinha de trigo (ou 1-1/2 xícara)
  • 163g de açúcar cristal (ou 3/4 xícara)
  • 113g de manteiga em temperatura ambiente
  • 125mL de leite (1/2 xícara)
  • 2 colheres (sopa) de extrato de baunilha (se for essência 1 colher de chá)
  • 1/4 colhe (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó químico
  • Corante pink em gel quanto baste

Modo: pré-aqueça o forno em 180ºC e prepare a fôrma de cupcake passando uma camada de óleo na superfície, exceto nas cavidades. Coloque as forminhas de papel nº0.

Num recipiente peneire a farinha de trigo, fermento químico em pó e o sal. Misture e reserve.
Misture o leite com o extrato de baunilha. Reserve.

Numa tigela bater, em velocidade média, o açúcar e a manteiga até obter um creme liso e pálido, 4 minutos. Acrescente os ovos um a um. Então, intercale entre os ingredientes secos e o leite até acabar.

A quantidade de corante é muito pequena por ser gel que é mais potente que a líquida, cerca de uma ponta de colher de café. Coloque aos poucos até obter a intensidade de cor desejada.

Transfira a massa para as forminhas preenchendo cerca de 2/3 dela, ou seja, deixe um espaço de 1/3 sem massa, pois ela irá crescer. Asse por 20-25 minutos, faça o teste do palito.

Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de continuar o processo.

Depois de prontos eu embalei bem bonitinhos e serão dados de presente, ou melhor, já foram!

Pasta Americana

Eu gosto de trabalhar com pasta americana. Acho charmosa, clean, mas não aprecio o sabor. Sempre comprava pronta porque achava que dava muito trabalho fazer em casa, até que achei esta receita.


No video aparece certinho como fazer. A pasta fica macia e achei mais perfeita na hora de esticar. O ideal é usá-la na hora, mas caso sobre e precise guardar não se desespere ao vê-la mais seca e dura. Pegue um teco da margarina que usou na receita e sove bastante e se ainda assim não estiver boa, coloque no microondas de 3 a 6 segundos.

Arrumando sarna

No post passado eu passei a receita do cupcake de chocolate, neste vou descrever o que foi a parte de confeitar.
Resolvi que tinha que bolar alguma coisa para a Páscoa que fosse fácil de embalar, tivesse muito chocolate e que fosse estéticamente bonito.
Minha primeira idéia era fazer uma casquinha de chocolate e rechear com bolo e algum creme. Bolo feito, leite condensado cozido (45 minutos na panela de pressão), fui mexer com o chocolate. Comprei o meio a meio (mistura de chocolate ao leite com chocolate meio amargo).
Começo das trapalhadas:
1. Temperagem do chocolate: Li um monte de passo-a-passos na internet e fui pra cozinha. Primeiro erro foi colocar um recipiente menor que a panela com água. Lógicamente o vapor atingiu o chocolate e não teve jeito, não tinha cristo que fizesse o dito cujo secar nas forminhas.
2. Queria chocolate branco pra escrever e decorar, como eram poucos detalhes, não quis comprar uma barra de 1kg, então pedi pro maridão comprar uma barrinha de 170g no supermercado. Galak. Gente, não derrete nem com reza brava, fica pastoso e não líquido, independente se derrete no microondas ou no banho-maria.


Depois que consegui temperar o chocolate corretamente (tks Rô!), fiz a casquinha, coloquei doce de leite e cobri com uma fatia do bolo, pra selar coloquei mais chocolate e esperei secar na geladeira por mais alguns minutos. Acho que ficou bom!

Deu pra ver que o chocolate branco não foi muito usável na decoração né?

Peguei o que sobrou e misturei com creme de leite, achei que uma ganache era possível com ele, só que aí ficou mole demais pra confeitar. Resolvi fazer um suspiro (1 clara em neve para 2 cl.de sopa de açúcar) e misturar com a ganache. Ficou suave e serviu super bem de recheio para os cupcakes tradicionais. Aí pra arrematar coloquei ganache de chocolate ao leite em cima!


Cupcakes de chocolate

Eu comecei a fazer cupcakes a algum tempo, já testei muitas receitas, gostei de várias, algumas não deram certo, mas eu pequei...não anotei quais receitas eu gostei mais, algumas eu até sei, outros não lembro se ficou bom, enfim, me perdi em meio a muitas receitas, muitos testes e muitas encomendas.
Pra quem trabalha com esse tipo de coisa esse tipo de erro é mais que pecado!

Bem, resolvi começar arquivar, guardar as receitas testadas em uma caixinha e postar aqui pra ajudar quem quiser e serviu de referência pra mim mesma.

Hoje testei uma receita que peguei do blog da Judy.

Como a receita está em inglês eu perdi um bocado de tempo traduzindo e convertendo medidas, mas deu certo. No fim da receita digo as modificações que fiz e posto fotos dos cupcakes assados.

Ingredientes:

  • 2/3 xícara de farinha de trigo
  • 2 1/2 colher de sopa de cacau em pó (aquele sem açúcar)
  • 1 colher de café fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 90g de chocolate amargo picado
  • ¾ de manteiga sem sal, cortada em pedaços
  • 3/4 xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar
  • 3 ovos, em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá baunilha

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 ° C. Prepare 12 forminhas para cupcake.

Peneire a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Reserve.
Em outra tigela coloco o chocolate em pedaços com a manteiga e leve ao banho-maria por cerca de 5 minutos ou até que os dois estejam derretidos. Misture bem. Deixe esfriar.

Usando uma colher de pau ou a batedeira, misture o açúcar à mistura de chocolate. Agregue os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Após coloque a baunilha e por último a farinha, sem bater muito. Apenas o suficiente pra que tudo fique misturado.

Divida a massa igualmente entre as forminhas de cupcake, preenchendo todas em cerca de três quartos. Asse por cerca de 22 minutos. Transfira os cupcakes para uma gradinha e deixe esfriar.

Rende 12 cupcakes.


Comentários:

Usei chocolate em pó com 50% de cacau ao invés de cacau em pó.

Usei chocolate meio amargo ao invés do amargo.

Coloquei uma pitada de bicarbonato.





Eu voltei...

Resolvi ressuscitar o blog. Muita coisa passou, a festa de aniversário dos meus filhos foi um sucesso, já estou até pensando na próxima!

Muitos trabalhos legais estão aparecendo e um novo ramo está me apaixonando. Agora faço cupcakes e outras gostosuras.

Como sou péssima guardando receitas, achei legal postar aqui conforme for fazendo e deixar registrado minhas impressões, como ficaram, se deu certo ou não, etc.

Amanhã Passarei o dia enfiada na cozinha, aí tiro fotos e posto aqui!