Rumo à independência

Meu filhote fará na próxima semana 2 anos e eu não acredito como o tempo passou tão rápido, ainda ontem era um bebezinho e agora já fala pelos cotovelos, corre por tudo e é super decidido.
Essa coisa de ser mãe tem umas nuances ingratas, a gente quer que o filho aprenda tudo, se vire, dê menos trabalho, cresça, mas quando isso tudo começa a acontecer dá vontade de parar o tempo e manter aquele pingo de gente do tamanho que está.
Cadu ainda mama no peito e acho que só quando está mamando que sinto ele como um bebê, de resto ele é tão despachado que mostra que já é um garotinho. Ele come sozinho, quase toma banho sozinho (eu que lavo, mas na cabeça dele ele se lava sozinho), pede para trocar de roupa, coloca o calçado (crocs) no pé sem ajuda. Só que ainda usa fralda, o que é normalíssimo já que ele nem completou 2 anos ainda.
Há muitos meses ele já avisa quando faz cocô, há cerca de 2 meses passou a avisar do xixi (que ele chama de cocô tb), mas sempre depois que fez. Ele mesmo pega a fralda, o lenço e a maioria das vezes depois de me chamar já deita pra ser trocado. 
Como na escola ele é um dos mais novinhos a professora iniciou o desfralde com os maiores de 2 anos e avisou que depois que ele completar 2 anos o desfralde dele vai começar, se eu e ele quisermos. Eu achava que tava longe ainda, mas que nada, este mês passou voando! Como as poucas vezes que brinquei de colocá-lo no vaso ele chorou com medo, avisei a professora que talvez seria mais complicado o desfralde dele, fora que para mim ele nunca tinha relacionado o xixi ao banheiro. Pedi que ela o deixasse ver os colegas irem ao banheiro, assim ele já vai se preparando para o dia dele.
Mal a professora começou a levá-lo junto ao banheiro e ele já começou a pedir pra ficar sem fralda, duro foi convercer que ele tinha que usar cueca!hehehe
Eu não ofereci o banheiro, apenas tirei a fralda e deixei. Rolou xixi no chão e ele detestou, ficou assustado, expliquei que era assim mesmo e ele se acalmou. Para ir pra escola e dormir a fralda continua, claro, até porque eu quero esperar a professora iniciar o desfralde, mas quando ele pede pra ficar sem eu não recuso.
Domingo rolou um coco no chão, ontem fomos até o mercado sem fraldas porque tinham acabado e ele não fez na calça. Pediu umas 30 vezes para ir ao banheiro, não fez nada, mas eu não reclamei, nem exigi nada. Ele dá risada, eu dou também e pronto.
Hoje ele acordou, me acordou, me chamou muitas vezes e eu não me toquei que ele queria ir ao banheiro, só quando ele apareceu com o banquinho, mas aí já tinha feito na fralda. Eu tirei a fralda e quando fui colocar outra ele não quis, coloquei a sunga e pronto.
Depois ele veio me chamar fazendo força, levei ao banheiro e ele fez o primeiro coco no vaso, dei parabéns e ele ficou bem feliz.
Mais tarde, ele fez xixi no chão, limpei. Pouco depois ele pede pra ir ao banheiro, levei e saíram umas gotinhas, as primeiras que ele fez no vaso. Nossa! Eu e a mana vibramos e ele ficou muito bravo, brigou e pediu pra sair, eu expliquei o que era, disse que ele estava de parabéns, mesmo assim ele ficou desconfiado.
Pouco tempo antes de ir para escola e depois de muito liquido ingerido pela manhã ele pede pelo banheiro, levo e pronto, ele fez xixi direitinho!!!! Fiquei tão feliz e orgulhosa dele entender o processo tão rápido.
Meu relato foi enorme, é um registro dessa etapa dele, mas aconteceu tão rápido e de forma tão leve até agora que eu fiquei besta!
Daqui 2 semanas quando começar o desfralde dele na escola é muito provável que ele já esteja desfraldado, por vontade e esforço próprio e isso me enche de orgulho.




Um comentário:

  1. Que amado, fiquei imaginando a carinha dele em cada pedacinho da história.
    Saudades

    Paula de Castro

    ResponderExcluir